8 de julho de 2016

Degustação de Vinho Chianti em um Castelo perto de Florença - Relatos de Viagem

       

            O ponto de encontro da excursão foi na Piazza dell'unità italiana, perto da estação Santa Maria Novella em Florença. Quando cheguei, a van já estava estacionada e tinha um casal esperando. Eu perguntei se eles estavam aguardando a mesma excursão que eu, e mostrei o meu voucher, e eles só balançaram com a cabeça dizendo que sim. Já nem me lembro em que língua falei (inglês ou italiano), mas meu voucher estava em português.  A guia chegou, e somente dentro da van descobri de onde eles eram. Adivinha?! brasileiros de Fortaleza! e já nos enturmamos e ficamos aliviados por falarmos a mesma língua, já que o restante era a maioria japonês. E lá fomos nós em direção à cidade de Santa Brigida, primeira etapa do passeio, onde visitamos a igreja de mesmo nome da Santa e conhecemos um pouco da sua história. Logo atrás da igreja tem uma gruta, que segundo a tradição, foi onde a Santa morou por anos e se alimentava de raízes e ervas, em virtude de uma penitência depois da morte de seu querido irmão.
Igreja de Santa Brigida.
Em frente à igreja de Santa Brigida, com o pessoal da excursão.
Gruta onde viveu Santa Brigida.

          Dali partimos para o Castello del Trebbio, um tipo de fazenda, que na Itália se chama agriturismo. Além de vinícola, é restaurante, hotel, e tem produção de azeite. No castelo vive a família proprietária do lugar. Imagina morar dentro de um castelo?!

Castello del Trebbio.
             Assim que chegamos, fomos desbravar o castelo, enquanto um primo da proprietária (nosso guia) nos conduzia pelos caminhos secretos da propriedade, e nos contava a história da família Pazzi. Foi emocionante ouvir uma história assim tão surpreendente e entrar na casa deles, já que até hoje tem gente morando lá. Eu fiquei apaixonada pelo piano na sala, mas infelizmente não estávamos autorizados a tirar fotos das dependências da casa.

Vista de frente à lojinha do castelo.
Adega dentro do castelo.
Barris de azeite.
Porta do Castello del Trebbio.
Vista de frente ao castelo.
             Depois de conhecer a história da família e ver onde é produzido o vinho Chianti, e onde eles são armazenados, fomos para um refeitório bem espaçoso, onde iniciamos a degustação. Para acompanhar os vinhos, tinham algumas torradinhas, pão com azeite, queijo e salame, e depois cantucci, um tipo de torrada doce típica toscana. Experimentamos os vinhos e o guia deixou todos bem a vontade.



Pessoal que participou da degustação de vinhos.
             Como eu já tinha feito uma degustação de vinhos em Montalcino, que foi maravilhosa e cheia de conhecimento em relação à degustação, essa no castelo deixou a desejar. O guia não explicou muito como deve ser feita a degustação, mas o vinho Chianti é maravilhoso e vale muito a pena experimentar (se você ainda não conhece).
            Saindo do Castelo, fomos até a lojinha deles, onde comprei um abridor de vinhos para meu pai, e tirei várias fotos ali em frente, enquanto o sol se punha. Chegamos de volta à piazza dell'unità italiana em Florença, e seguindo a via Nazionale em direção ao Hostel, parei no meio do caminho para jantar uma pizza na Trattoria Bondi. Hummmm!

Eu e essa paisagem MARA.
           Se você ficou interessado (a) na degustação de vinho Chianti, você pode entrar em contato diretamente com a empresa pelo site oficial ou reservar o passeio pela Viator. Além da degustação de vinhos, o lugar oferece também um espaço para casamentos, degustação de azeite (olio) e de açafrão, colheita de olivas e aula de culinária.


Obs: Este post não tem fins publicitários.
Reações:

2 comentários:

  1. Fiquei com vontade de experimentar esse vinho Chianti😋
    Que passeio fantástico Nati.Muito lindo o lugar,bom ter encontrado brasileiros heein,kkkkkk imagina tentar conversar com os japas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vinho é maravilhoso, Polly! pena que no Brasil é tão caro, rsrs...
      Pois é...imagina a cena? haha. Em Siena já foi difícil conversar com um japa. Ele mal falava inglês....foi uma comédia!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! ;)