9 de maio de 2016

Degustação de vinho em Montalcino (Toscana) - Relatos de Viagem



          No momento que decidi que dava para ir para a Itália, fui pesquisando passeios na internet. Senti muita dificuldade para achar, mas enfim achei o site da Viator, onde tinha vários passeios na Itália e também em outros países. Vi que os passeios de lá tinham boas avaliações, pareciam confiáveis e decidi arriscar. Não podia deixar de fora do meu roteiro uma degustação de vinhos na Toscana, e acabei fazendo duas, uma do vinho Brunello di Montalcino e outra de vinho Chianti. Ambos os vinhos são renomadíssimos na Itália e no mundo. O Brunello, feito com 100% de uvas Sangiovese produzidas somente na região de Montalcino, é considerado o vinho de maior longevidade e foi o primeiro vinho italiano a receber a certificação DOCG (denominação de origem controlada e garantida).
         Eu estava em Siena, e o ponto de encontro foi na piazza Antonio Gramsci. Lá fui eu para a piazza, olhando à minha volta e procurando pelo guia, mas não via ninguém com alguma plaquinha escrito algo como "Wine Tasting Tour". Até que esperei um pouco e reparei em um moço que chegou no restaurante da esquina, conversou com um garçom e estava indo em direção a uma van, que estava estacionada em frente a um hotel. Em um impulso e um feeling, senti que aquele moço poderia ser o guia, e eu corri atrás dele, enquanto ele já ia atravessando a rua, e perguntei se ele era da excursão para a degustação de vinhos e mostrei o voucher. Ufa! era ele, e já estava indo embora. Imagina se eu perco?! 
          Entrei na van onde já tinha um casal americano de Washington (EUA) e um outro guia, e fomos em direção a Montalcino. O tour foi todo em inglês, pois na hora de comprar não tinha outra língua disponível, mas foi bom para praticar também o inglês. Quando eu tinha oportunidade falava com o guia em italiano.


         No meio do caminho pude conhecer as paisagens toscanas de curvas e cores que vemos nos filmes, mas com um toque invernal. O guia italiano, chamado John (como ele se apresentou), foi contando a história da Itália e dos lugares que passávamos. Foi muito interessante. Passamos em frente da casa em que foi gravada a cena final do filme "Cartas para Julieta", e também fomos na cidade de Buonconvento e andamos por lá. Essa cidade é bem pequena, e perto de lá pudemos ter uma visão espetacular daquela região da Toscana, em uma espécie de mirante. Fomos também na Abbazia di Sant'Antimo, uma igreja romanesca e o monumento mais importante da Toscana.
Abbazia di Sant'Antimo.
          Chegando em Montalcino, paramos na Fortezza (Forte) da cidade, onde tem uma loja de vinhos e tem como subir na torre para ter uma visão do lugar. Enquanto o casal americano ficou lá vendo os vinhos e depois subiram a torre, eu preferi andar pela cidade. O guia explicou onde seria nosso ponto de encontro e o horário, e eu desci uma rua, tirando fotos. A cidade é bem pequena também, e naquela época do ano, pelo menos, não se via uma alma viva por lá, parecia uma cidade fantasma (assim como Buonconvento).



          Finalmente chegou a hora da degustação de vinho, e já era de tardezinha. Chegamos na Abbadia Ardenga, vinícula e cantina histórica de Montalcino, onde um casal da Austrália, de outra excursão estava nos esperando para começar o tour. Assim que chegamos, fomos recepcionados pelo dono da cantina, o Sr. Mario.  Ele nos guiou pela propriedade contando a história da sua família e mostrando objetos antigos expostos, pois lá também é um museu. Explicou como é feita a produção do Brunello e partimos para a degustação em si. Foi um dia muito divertido, pois me simpatizei muito com o grupo e foi mais que agradável. O Sr. Mario é super alto astral e nos deu uma verdadeira aula de como degustar um vinho. Experimentamos vinhos tintos de 2008, 2009 e 2012 para ver a diferença do sabor conforme o ano. Experimentei também o vinho branco, o azeite extra virgem artesanal e a grappa, uma espécie de cachaça feita com a casca da uva. Quando experimentamos a grappa, Sr. Mario explicou como deve ser feita sua degustação e disse que se toma grappa somente em datas comemorativas.



Sr. Mario nos guiando pela cantina.
Um dos vinhos da degustação.
                No final, todos estavam alegres, pois realmente o Brunello é maravilhoso. E depois teve até dança com o Sr. Mario, que convidou as três mulheres presentes para dançar. Até eu, que não danço nunca, dancei (hahahah!). 
               Esse dia foi demais!

Eu com o grupo da degustação de vinhos em Montalcino.
             Hi Sheryn, Cara and husbands! I just wrote here a report of my day in Montalcino with you. Was an awesome day and I would tell you that I loved to meet you all. 
               Wishing you the best,
                Natália

                Se você curtiu o meu relato de viagem nesse dia de degustação de vinho na Toscana, e vai viajar pela Toscana, você pode encontrar o mesmo passeio que fiz, pelo site da Viator, ou entrar diretamente no site da agência de viagens que fez o tour, a My Tour.

                  

                 Obs: Esse post não tem fins publicitários.

Veja Também:

Reações:

2 comentários:

Obrigada pelo seu comentário! ;)