26 de junho de 2015

Os trens na Itália

      
        Ao contrário do Brasil, a Itália é muito bem servida de trens, que são os meios de transportes mais comuns no país. 
         Existem duas empresas que fazem esse serviço: a Trenitalia e a Italo Treno. Sendo a Trenitalia, a empresa que lidera esse espaço por ter mais opções de trens, como os regionais, por exemplo. Já a Italo entrou no mercado para concorrer com seus trens de alta velocidade. A diferença entre elas são mínimas, mas há quem prefira a Italo treno pelo preço e atendimento, e a Trenitalia pelo conforto.
         Cada trem tem uma modalidade, e vai depender dos seus serviços e da velocidade.
       Separei aqui então todas as categorias de trens na Itália para te ajudar a escolher o melhor tipo para a sua viagem.


Trem Regional (Treno Regionale- R)
Os trens regionais são aqueles de velocidade mais baixa, e com um conforto, vamos dizer, mais simples. Em todos os trens tem a 1º classe e a 2º classe, que na minha opinião, em alguns que entrei, não vi diferença nenhuma. Então se você quer comprar 1º classe em trem regional, compre já a 2º classe, que sairá mais barato. Esse tipo de trem são de percursos menores entre cidades.

Trem Regional Veloz (Treno Regionale Veloce- RV)
Os trens regionais velozes têm o mesmo preço que o regional, e são sujeitos a contratos de serviço com determinadas regiões do país. Mas entram nas mesmas regras do trem regional.

Intercity
É a classe de serviço atribuído aos trens com uma velocidade máxima de 200km/h, ligando as principais cidades com um número reduzido de paradas em estações intermediárias. Essa categoria é intermediária às Frecce de alta velocidade..
IntercityNotte (ICN): São trens com serviço noturno com carroças-cama.

Le Frecce (FB, FA, FR): 
Os trens de alta velocidade são modernos e confortáveis e chegam em todas as cidades famosas da Itália. Todos os trens têm ar condicionado, amplo depósito de malas, tomadas para dispositivos eletrônicos, lanches e um vagão-restaurante. Fazem parte dessa categoria os trens Frecciabianca, Frecciargento e Frecciarossa.

Frecciabianca(FB)
Depois de 2011 substituiu a categoria Eurostar City Italia, e tem velocidade máxima de 200km/h. Em nível de tarifas, é intermediária ao Intercity e os serviços de mais velocidade. Possuem carroças Gran Confort e reestruturadas.


Frecciargento (FA)
O serviço oferece uma velocidade máxima de 250km/h e chega em destinos como Veneza, Verona, Pádua, Brescia, Benevento, Salerno, Lecce e Reggio Calabria.


Frecciarossa (FR)
O serviço oferece uma velocidade máxima de 300 km/h.

Em cada um desses trens tem as seguintes categorias de bilhetes:
Base: É o bilhete que tem bastante flexibilidade. Se você perde o trem, pode pegar o próximo da mesma categoria em até uma hora depois ou antes, no caso de adiantar sua viagem.
Economy: Oferece economia e flexibilidade. É possivel modificar somente uma vez até a partida do trem, e é disponível em todos os trens e todas as classes de serviços.
Super Economy: Bilhete de máxima economia. Pode comprar o Super Economy até às 24h do dia precedente a partida do trem para viajar em todos os trens e em todas as classes de serviços. Para esse tipo de bilhete não é possivel o reembolso e nem a troca de trem daquele que se comprou.
Em cada uma dessas categorias tem a 1ª classe e a 2ª classe,

Empresa Italo Treno (NTV)
Os serviços prestados por eles são com trens de alta velocidade. Existem algumas categorias de vagões (carrozza), como:

Smart

  • Assento de couro.
  • Maquinas automaticas de lanches.
  • Wi-fi gratuito.
  • Vagão cinema (mediante reserva).
  • Fraldário.
  • Assistência para deficientes.
  • Aceitam animais de pequeno porte.
  • Câmeras de segurança.

Extra-Large
  • Incluso todo o conforto da categoria Smart.
  • Amplas poltronas em tecido de couro, reclináveis, com apoio para os pés e tomada individual.
  • Dispostos em três fileiras e separadas por um corredor , também permite que você escolha a solução de um só lugar para desfrutar de espaços individuais ainda mais amplos.
Prima
  • Incluso todos os serviços da categoria Smart.
  • Máximo conforto.
  • Serviço de boas-vindas.
  • Luz de leitura.
  • Porta-objetos ao lado da poltrona.
Club Executive
  • Super conforto.
  • Vagão composto somente de 19 poltronas dividido em duas partes: uma área "open spaces" que oferece amplo espaço individual e dois lounges sob reserva. Esse vagão fica localizado em uma das extremidades do trem de modo que fique distante dos outros passageiros.

Lembrete!

       Nunca se esqueça que para usar os meios de transporte na Itália, é necessário convalidar o seu bilhete na maquininha verde ou amarela que fica localizada na estação perto das plataformas (binario) ou dentro dos ônibus. É só colocar o bilhete dentro da máquina e esperar um aviso sonoro. Se o controlador de passagens solicitar o seu bilhete no meio da viagem e ele estiver sem a convalidação, é cobrado uma multa, sem dó nem piedade. Portanto, convalide e guarde em um lugar seguro e fácil de pegar. 

      Na minha viagem eu não tive a oportunidade de utilizar muitos trens de alta velocidade, pois usei mais os trens regionais da Trenitalia. Somente de Firenze para Veneza que usei o Frecciargento, mas acabei dormindo a viagem inteira. Uma coisa que posso dizer e que eu adorei, foi o espaço para a mala que fica no chão do vagão. Como a minha tarifa era econômica, o vagão que fiquei era bem apertadinho, mas não tenho o que reclamar. 
       E então? tem algum tipo de trem que você gostou mais e deseja utilizar na sua viagem? conta pra mim aqui nos comentários!

2 comentários:

  1. Nossa adoreiiiiiiiii o post quem sabe quando eu for para Itália não pego um trem desse =D
    bjinhos

    http://adrianaurata.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! é bem provável que pegue um trem desse quando for à Itália. Não esqueça de voltar aqui no blog antes da viagem! ;) qualquer dúvida, é só falar...

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! ;)